Pároco de Meruoca recebe título de cidadania.
Na sexta-feira, dia 18 de março do ano de 2011, a Câmara Municipal de Meruoca outorgou ao padre Emanuel Franklin Leitão Júnior, o título de cidadão meruoquense em festa solene que contou com a presença dos pais do homenageado, casal Maria e Emanuel Franklin Leitão, amigos e paroquianos e do público que lotou as dependências daquela casa legislativa. O título de cidadania ao pároco de Meruoca foi uma iniciativa dos edis Ademar Marques e Rubens Lima que através do decreto 001/03/2011 atenderam aos anseios do povo meruoquense que acompanha de perto o trabalho daquele sacerdote. Todos os vereadores presentes fizeram uso da palavra e enalteceram o trabalho pastoral do padre Emanuel e ressaltaram a grande contribuição que ele vem dando ao município e a educação de Meruoca, motivo principal de ter sido indicado para receber o título maior da Câmara Municipal de Meruoca com apenas três anos que está naquele município serrano.
Em seu discurso, o padre Emanuel
agradeceu a iniciativa dos vereadores e falou da responsabilidade ainda maior de procurar conduzir o rebanho cristão a ele confiado em Meruoca e disse estar muito feliz, mas que não é motivo de vaidade receber aquela comenda, e sim de compromisso, porque a vaidade lhe deixaria orgulhoso e ele quer continuar servindo à comunidade como um verdadeiro missionário que tem consciência de sua missão naquela paróquia e na Igreja de Cristo.
O padre Emanuel Franklin Leitão Júnior nasceu em Fortaleza em 22 de janeiro de 1977, mudando-se para Sobral aos sete anos juntamente com toda a sua família. Estudou nos primeiros anos de vida no colégio Dom Bosco, em Fortaleza. Mudando-se para Sobral, ingressou no colégio Santana, ali permanecendo até a conclusão do segundo grau. Iniciou sua caminhada religiosa aos 14 anos, como coroinha na Igreja São Francisco, onde, percebendo sua vocação para a missão maior de servir à Igreja de Cristo, rumou dois anos depois para Roma onde permaneceu por quase 5 anos. Na cidade santa padre Emanuel estudou Filosofia e iniciou Teologia. Retornando ao Brasil, foi para Minas Gerais onde concluiu Teologia. Ordenou-se sacerdote no dia 20 de março de 2006 na Catedral de Sobral. No dia seguinte à sua ordenação, celebrou sua primeira missa na Paróquia de Ipu, onde serviu como diácono. Sua primeira experiência pastoral como sacerdote foi a área pastoral de Pires Ferreira, ficando lá ate assumir a Paróquia de Meruoca no da 03 de fevereiro de 2008. Administrador zeloso e de visão, restaurou a maioria das capelas da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição nos distritos e sítios, fez reformas na casa paroquial e construiu três apartamentos ao lado do patronato. Como sacerdote de Cristo vem dinamizando as diversas Pastorais, dando uma atenção especial a cada uma, buscando perceber suas carências e dando-lhes suporte para bem funcionar.Deu novo impulso a Pastoral Litúrgica, sendo criado mais um grupo de canto em seu paroquiato. Também, atendendo aos apelos de muitos fiéis, instituiu a Procissão dos Passos, uma das mais belas demonstrações de fé. Atualmente, além de pároco da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição de Meruoca é representante do clero da Diocese de Sobral, vice-presidente da Comissão do regional Nordeste I e Coordenador da Região Pastoral de Meruoca.